top of page

Qual a importância de saber negociar no ambiente profissional para uma mulher?

Atualizado: 16 de mar.



Falar em negociação não chega a ser “polêmico”, mas é um tema que ainda envolve muitas crenças limitantes.


Toda negociação deve ser pensada como um meio pelo qual se busca atingir um determinado objetivo. Um processo legítimo e natural e que pode ser feito por qualquer pessoa.


Pra muita gente, negociar pode parecer uma coisa difícil, desconfortável, a ser praticada só por aqueles ou aquelas que tem “o dom”. No entanto, embora exista muita gente com habilidades inatas de negociação, para negociar existe método, que pode ser aprendido e melhorado cada vez mais!


Saber negociar fará a diferença entre ser a expectadora da carreira, em uma atitude passiva, de aguardar o reconhecimento do seu merecimento pelo outro e assumir a liderança da sua trajetória profissional, adotando uma postura proativa na busca dos seus objetivos.


De maneira prática, negociar pode te fazer conseguir uma movimentação de cargo, assumir novos desafios e até aumentar a remuneração.


Importante ter em mente que a base da negociação no ambiente profissional precisa ser objetiva, com fatos e dados e especialmente resultados!


A partir desses fatos e dados é que será possível construir as estratégias de negociação e definidos os objetivos que podem ser alcançados.


A menção a “objetivos” no plural é proposital, porque é sempre recomendável que a negociação tenha não só uma possibilidade de êxito, mas um espectro delas, dentro do qual você pode transitar.


Falando de remuneração, você pode estabelecer como objetivo, por exemplo, conseguir um aumento de 50% dela, mas tendo um piso aceitável de 30%.


Necessário ainda definir o que você não quer aceitar em contrapartida e também fazer o exercício inverso, ou seja, avaliar quais são as eventuais fragilidades do seu pleito e como é possível contorna-las ou reduzi-las.


Tanto na definição dos objetivos quanto nas estratégias de negociação existem muitos cases, muita gente estudando o assunto. Nesse sentido, utilizo como referência são os estudos do Programa de Negociação da Universidade de Harvard (PON), que produz materiais incríveis e desenvolve pesquisas muito sérias sobre o assunto.


Se as habilidades de negociação podem ser desenvolvidas, os cinco princípios e perguntas norteadoras do Programa de Negociação de Harvard são fundamentais pra alinhar a estratégia que será adotada na negociação:


Reciprocidade: a maneira com a qual eu pretendo tratar o meu interlocutor na negociação é a mesma como eu gosto de ser tratada?

Publicidade: eu estarei confortável se as minhas atitudes na negociação forem amplamente divulgadas?

Confiabilidade: eu ficarei confortável de contar ao meu melhor amigo, parceiro ou familiares como a negociação está sendo conduzida?

Universalidade: eu aconselharia qualquer pessoa que passar pela mesma situação a negociar da mesma forma?

Legado: as minhas ações no processo de negociação refletem quem eu sou e como quero ser conhecida e lembrada?


Negociar é uma travessia. Pode ser difícil, desconfortável e pouco natural pra muitas de nós, mas pode e deve ser feito com muita ética e respeito.


Você acredita que é importante desenvolver mais suas habilidades de negociação ou já tem uma questão específica que precisa de ajuda pra desenvolver uma estratégia ou os objetivos da negociação, vamos conversar!


(Texto originalmente publicado em www.badassmentoria.com.br )

Comments


  • LinkedIn
  • Instagram

©2020 por fabianamaia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page